
Demandas mais comuns em psicoterapia
A ansiedade é derivada da emoção básica "medo" e, quando desregulada, gera sinais e sintomas desadaptativos, podendo levar ao desenvolvimento de quadros clínicos e/ou diversos transtornos. Ela se manifesta como um sentimento duradouro de preocupação, nervosismo ou medo em relação ao futuro, como se você estivesse sempre esperando que algo ruim acontecesse, mesmo sem um motivo claro.
Alguns sinais e sintomas:
-
Inquietação, medo ou preocupação constantes, sem um motivo claro para isso.
-
Sentimento de cansaço sem fazer esforços e baixa concentração nas tarefas. -
Dificuldade para dormir ou despertares frequentes durante a noite. -
Coração acelerado e falta de ar. -
Tensão muscular sem razão aparente.
Ansiedade

Depressão
Depressão é sentir uma tristeza profunda e duradoura sem um motivo específico, que afeta a vida diária, causando desinteresse por atividades das quais a pessoa costumava gostar, prejudicando o sono, alterando o apetite e aumentando o cansaço. Em alguns casos, as pessoas podem até pensar em se machucar.
Alguns dos sintomas mais comuns:
-
Desinteresse por coisas que costumava gostar, como hobbies ou estar com amigos.
-
Sentir-se triste, vazio ou sem esperança na maior parte do tempo, por semanas ou mais.
-
Perda ou ganho de peso sem motivo aparente, devido a mudanças no apetite. Fadiga ou falta de energia, mesmo após descansar.
-
Dormir demais ou ter problemas para dormir, como insônia.
-
Problemas para se concentrar, tomar decisões ou lembrar de coisas.
-
Sentimento de culpa ou inutilidade por coisas que não estão sob seu controle.
-
Pensamentos suicidas ou tentativas de autolesão.

Burnout / Estresse
O estresse pelo trabalho/estudo pode ser tão extremo que pode causar o que chamamos atualmente de Síndrome de Burnout (Esgotamento). Ela ocorre em ambientes de trabalho tóxicos, gerando estresse e exaustão a ponto de impossibilitar que o indivíduo execute suas funções profissionais.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
-
Sentimentos de fracasso, incompetência e insegurança.
-
Cansaço excessivo, tanto físico quanto mental.
-
Fadiga, pressão alta e alterações no apetite.
-
Dores de cabeça frequentes.

Transtorno Bipolar
O Transtorno Afetivo Bipolar é causado por uma disfunção química no cérebro, de origem genética. Ele é caracterizado por episódios de mudanças de humor, que podem variar entre depressão e mania ou hipomania. Existem diferentes tipos de bipolaridade, abrangendo um espectro de humor que vai desde sintomas de euforia, alegria exacerbada, grandiosidade e irritabilidade, até a depressão, desproporcionais aos eventos da vida cotidiana. Na fase de mania do transtorno, é comum manifestar taquipsiquismo, que é a aceleração do pensamento, além de agitação psicomotora, pressa para falar e interrupção das outras pessoas, o que chamamos de loquacidade. Também podem surgir ideias de grandeza e delírios de perseguição.
Outros sinais e sintomas incluem:
-
Mudanças de humor drásticas.
-
Diminuição da necessidade de sono.
-
Aumento desproporcional da autoestima.
-
Produção verbal rápida, fluente e persistente (loquacidade).
-
Aumento de atividades, envolvimento excessivo em atividades potencialmente perigosas ou danosas, como comprar objetos ou dar seus pertences indiscriminadamente.
-
Produção verbal muito rápida e fluente, com perda de concatenações lógicas (logorreia).
-
Depressão, com risco muito aumentado de suicídio.
-
Investimentos financeiros desproporcionais.
-
Comportamentos sexuais indiscretos e desinibidos.

Autoconhecimento / Desenvolvimento Pessoal / Alta Performance
O autoconhecimento é para quem busca um ajuste na vida. Seja na melhoria de relacionamentos, no desejo de se tornar uma pessoa melhor, ser mais calmo(a) ou aprender a cultivar a regulação emocional, o atendimento pode ajudar você a desenvolver habilidades para alcançar sua melhor versão e ter uma vida mais significativa, transformando desafios em autoconhecimento, problemas em oportunidades e dores em crescimento.

Sono / Alimentação / Exercício físico
Não deveríamos separar mente e corpo, pois ambos caminham juntos (ainda bem). No entanto, culturalmente e no senso comum, falamos em saúde mental e saúde física. Ora, a mente está no cérebro, que é físico. Por isso, minha frase é "saúde (mental) é excelência", e, por isso, também investigo a rotina de meus pacientes.
Tanto ensino quanto incentivo a viver uma vida saudável para torná-la mais significativa, com maior bem-estar. Nesse contexto, o sono é um ponto essencial a ser cuidado, pois regula diversos processos fisiológicos, como atenção, motivação e estabilidade emocional. Esses processos são fundamentais para que você consiga focar no trabalho, estudar com eficácia, construir relacionamentos saudáveis, entre outros.
Além disso, incentivo uma alimentação saudável, trabalhando em conjunto com profissionais da área para facilitar tanto o processo alimentar quanto os exercícios físicos.
